segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Karl Marx

Karl Marx (1818-1883) não era apenas um filósofo, Marx também foi um sociólogo e economista. Marx recebe a cultura como história, crítica a concepção hegeliana ou o idealismo espiritualista de Hegel.
O pensamento de Marx tem, portanto, um objetivo prático e político. É preciso salientar que ele não era apenas filósofo. Marx foi também historiador, sociólogo e economista. Marx não foi um filósofo materialista como os atomistas da antiguidade ou como os materialistas mecanicistas do século XVII e XVIII. Mas ele achava que eram as condições materiais de vida em uma sociedade que determinava nosso pensamento e nossa consciência. Para ele, tais condições materiais eram decisivas também parar evolução da história.
  A cultura, diz Marx, não é a manifestação do espírito ou da razão universal. A cultura ou história é o modo como, em condições determinadas e não escolhidas por eles, os homens produzem materialmente e não escolhidas eles, os homens produzem materialmente sua existência e dão sentido a essa produção material.
 (Marta Inácia)



Nenhum comentário:

Postar um comentário