terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sócrates^.^

      _>Só sei qe nada sei.


     Sócrates disse esta frase para contestar uma revelação feita pelo oráculo do Templo de Apolo, em Grécia. Uma pessoa, dita seu amigo, perguntou ao Oráculo (não se tem definição de um "Oráculo", pode ser uma pessoa, um livro, uma carta, algo que nos dê uma resposta) se Sócrates era o homem mais sábio existente, ele respondeu que sim. Este amigo desesperadamente saiu para espalhar a noticia. Quando Sócrates soube, saiu a procura de todos os grandes sábios de Atenas para provar que o Oráculo estava errado e que de fato Sócrates era ignorante.
     Ele tinha a mania de questionar às pessoas qual a essência daquilo que elas estavam falando (ironia), por exemplo, quando alguém dizia ser o maior conhecedor sobre a verdade, ele questionava: "O que é a verdade, afinal?" Ele havia percebido que temos provisoriamente conhecimento de alguns conceitos, mas jamais poderemos definir algo de forma absoluta.Quando estamos amando, é claro que utilizamos o conceito de amor que temos dentro de nós. Mas algum dia, de fato, mudaremos o conceito sobre a vida, o mundo, até mesmo o amor. O amor acaba, por exemplo, e pensamos: " Poxa! Eu achei que fosse amor". É obvio que sabemos mas nada é definitivo. A vida nos faz reavaliar nossos conceitos. Podemos compreedê-los e modificá-los, ou simplesmente recusar a idéia de suportá-lo, mas isso seria impossível, pois eles não deixam de existir.
      Assim, Sócrates foi mostrando, com perguntas, aos sábios Atenienses que apesar de se acharem doutos, não sabiam nada. Sócrates concluiu que realmente era o homem mais sábio, mas não por saber, e sim por saber que nada sabia. Sua sabedoria consistia no ato de sua ignorâcia.
     _> A conclusão que podemos ter desta história é que, o maior exercício que podemos fazer para aprendermos melhor sobre nós e o mundo é a humildade. Este é o conceito que sempre nos escapa, como ser verdadeiramente humilde. Nosso caminho, nossa casa, nossos amigos, tudo nos pede a humildade de não sabermos nada. Infelizmente, por termos um conceito básico, achamos que não devemos pensar sobre aquilo. Sócrates deixou bem claro: "Uma vida sem pensamento não vale a pena ser vivida".
                                            (Marina Braz)

Um comentário: